segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

eu, professora (universitária)


Quando eu era criança, adorava brincar de 'escolinha' e na brincadeira eu era a professora, aquela que tentava ensinar/entender os alunos (ursos, bonecas, desenhos, quadros)...
Hoje, na idade adulta, não consigo me ver em outro ambiente que não seja este: a universidade.
Fico encantada quando, mesmo quem não são meus alunos me chamam de 'professora'. E eu penso: "Meu Deus! Que nome lindo de se chamar! Se eu não fosse professora, daria um jeito para ser, pois é aqui que me reconheço, é aqui que me encontro e me conheço, me embebedo, me encanto e surpreendo".
Não há nenhum outro lugar do mundo que eu gostaria de estar agora, a não ser aqui, estou exatamente aonde eu gostaria de estar, aonde eu sempre quis estar!
Minha profissão é linda, é estimulante, é desafiante, é vibrante, e muito emocionante: não sinto o cheiro de éter, embora há muito suor por aqui, mas eu ainda prefiro que seja assim... Não tenho que fazer cálculos, embora seja necessário saber calcular o IMC (mas, e daí, isso é o de menos, imagine se eu tivesse que fazer cálculos de outras magnitudes?!)...
A Educação Física me salvou, embora às vezes eu tenha sérias e graves dúvidas a respeito de se é realmente isso o que quero, mas a dúvida é o preço da pureza e é inútil ter certeza* já dizia o Agagê...
De qualquer forma a docência me perseguiria, se eu tivesse feito Letras (por que não fiz, afinal? já que o que eu mais gosto de fazer é ler?), Biologia ou História, eu seria professora. Na verdade, desde criança eu fui professora, eu só poderia me tornar professora... Advogada, não mais!
Não há nada que eu queira tanto no mundo como a docência. Eu me realizo com meus alunos, o brilho dos olhos deles me faz ter esperança num mundo melhor, me faz acreditar que é possível, que nada está (nem poderia) perdido...
Ser professora eu já sou, agora só me falta ser professora universitária, este é o meu objetivo de vida, de mundo, de esperança... E que neste espaço eu construa e ajude os meus alunos a construir muitas e muitas outras dúvidas, questões que só o tempo poderá responder, enquanto isso eu vou saboreando o gostinho especial de ser chamada de "professora", dessa vez, não no quarto onde eu brincava quando criança, mas agora na universidade - no espaço aonde eu sempre quis estar ;)

2 comentários:

  1. Que você consiga alcançar o teu objetivo. Força de vontade e perseverança já pude constatar que você tem, estas duas ferramentas são poderosíssimas na luta frente aos obstáculos, então acredito que você irá conquistar aquilo que tanto de deseja. Fico na torcida daqui. o/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Júnior! É bom ver você por aqui, seu comentário muito me anima e contribui para que eu continue batalhando para realizar meus sonhos e assim, contribuir para uma sociedade melhor. Desejo muito sucesso para você também em sua caminhada pela vida! Abraços! ;)

    ResponderExcluir