sábado, 30 de outubro de 2010

Eu vou eleger a 1ª mulher presidente do Brasil \o/


A história é outra:
Nos EUA temos o primeiro presidente negro da história do país.
Na América do Sul, Chile e Argentina elegeram uma mulher para a presidência.
No Brasil não poderia ser diferente.
Dos 35 presidentes da República, somente um veio da classe operária e este, apoia uma mulher para ser sua sucessora.
E eu, cheia de confiança, vou ajudar a eleger a primeira presidente do Brasil!
Não apenas porque eu seja a favor da descriminalização do aborto, ou porque eu seja a favor do casamento homossexual. Acima de tudo porque eu sou completamente a favor de um Brasil igualitário.
Eu quero fazer parte dessa nova história, desse momento diferente. Vou eleger a primeira mulher presidente...
Por um Brasil mais justo, menos faminto, menos miserável, menos paradoxal.
Tenho críticas severas ao Bolsa Família, é verdade. Mas, e se fosse eu quem estivesse abaixo da linha da pobreza, passando fome, sem nenhuma perspectiva de sobrevivência para mim e minha família, certamente esse projeto seria a garantia da nossa existência. Portanto, de uma forma ou de outra, esse projeto garantiu a sobrevivência de milhares de famílias no Brasil, e acredite: ajudou a fomentar a nossa economia. Porque o pobre do Brasil de hoje, não é mais o mesmo de anos anteriores. Agora se tem condições de comprar uma geladeira, uma televisão, um aparelho celular (coisas que antes somente a classe média e alta tinham acesso).
Quanto à corrupção, eu também tenho críticas terríveis ao mensalão. Mas, pensando mais profundamente, o que eu noto é que em governos anteriores existia tanta ou mais corrupção quanto agora. Só que antes, não havia nenhum tipo de investigação, nem tampouco havia punição, sequer era divulgada pela mídia (financiada pelo governo).
Sendo assim, a situação agora está bem diferente que em governos anteriores. E isso, graças à administração de um presidente que veio do povo, que passou fome, que sentiu na pele as dificuldades que a classe operária passava no Brasil, e que agora, este mesmo presidente operário apoia a candidatura da primeira mulher para a presidência do país.
No que depender de mim, finalmente o Brasil terá uma mulher presidente!

\o/

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

azar no amor...

No início a culpa era da imaturidade, da inexperiência e irresponsabilidade.
Depois foi por causa de traição...
Dai eu levei um tempão achando que o interessante era não cultivar sentimentos amorosos por ninguém, passei a enxergar as pessoas mais como uma circunstância que como um recado dos deuses.
Até conhecer uma pessoa ideal, mas o ideal só existe na imaginação, mas a culpa não foi do pensamento, mas dos comportamentos: ciúme, exigências, imposições. Pra quem ama a liberdade isso é o mesmo que aprisionar numa jaula e jogá-la no fundo do oceano.
Eu realmente acredito que não existe o amor, pelo menos, não para mim. Sorte no trabalho...azar no amor: distância, timidez, ocupações, curtição... agora são esses os culpados para que eu perceba que amor só existe na novela, só nos filmes, só para menos de 5% da população (seria muita pretensão da minha parte querer fazer parte desse número ínfimo).
Mas tudo bem, eu vou jogar naquilo que eu sei que tenho condições de ganhar: no trabalho, nos estudos, nos negócios e o amor...ah deixa que os 95% restantes corram atrás.
"Tanta gente que eu conheci
Não me encontrei só me perdi"
(Biquini Cavadão)

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Jequié - cidade Sol


O sol que ilumina intensamente a cidade de Jequié (localizada no sudoeste da Bahia, a 365 km da capital, Salvador) é um sol da liberdade, em raios fúlgidos, brilha no céu da pátria nesse instante.
Este sol que aquece nossas almas e deixa marcas não apenas na pele, mas também no coração. É um sol cheio de expectativas, cheio de glórias, é um sol que abençoa...
Não sou jequieense de acordo com meus registros. Mas, há mais de três anos respiro o ar quente dessa cidade...aqui aprendi mais do que em qualquer outro lugar que estive antes ( e posso garantir que não foram poucos os lugares que passei).
Em Jequié conheci pessoas fantásticas, amigos que certamente vou levar para sempre, do lado esquerdo do peito! em Jequié tive meu primeiro emprego, agora tenho mais de um...rs, em Jequié finalmente passei na prova do vestibular ( embora, na época eu não tenha ficado tão contente, por não ter sido o curso que eu queria - Direito - mas hoje, tenho certeza que passar no vertibular para Educação Física foi a melhor coisa que eu fiz na vida!). Em Jequié realizei tantos sonhos, e ainda tem muitos por vir. Em Jequié eu desfiz um namoro de mais de três anos ( e não pretendo mudar meu estado civil tão cedo). Em Jequié eu mudei o rumo da minha trajetória. Conquistei vitórias, acumulei histórias.
Este sol que brilha e ilumina a cidade sol, que deixa marcas na minha pele, que aquece nossos lares. Em nenhum outro lugar vi o sol se debruçar tanto por uma cidade. Aqui o sol é uma dádiva! e eu, que era apaixonada pela chuva, que adorava o frio, e não me adaptava ao calor de mais de 35°, hoje não consigo imaginar Jequié sem os raios deste sol que me levou aonde eu sempre quis chegar: a concretização dos meus sonhos.
Sou muito feliz por viver aqui na cidade aonde o Sol é o símbolo-mãe de toda essa gente que tanto batalha, mas não esquece de sorrir, que luta contra a injustiça, e nunca deixa de seguir.
Jequié, cidade Sol...parabéns pelos 113 anos de emancipação política, obrigada por ser a sede da realização dos meus objetivos!
por Adrielle Lopes

sábado, 23 de outubro de 2010

mania de devorar concreto e asfalto


Adoro pegar a estrada:
Pode ser uma estrada de chão, uma estrada de ferro, a estrada marítima, a estrada do céu...
"Eu nasci com o pé na estrada, com a cabeça lá na lua".
A estrada faz parte de mim há muito tempo. Criei o hábito de devorar concreto e asfalto desde cedo e espero continuar me alimentando de estrada, porque seguir viagem é minha maior mania!
"Seguir viagem, tirar os pés do chão, outros ares, sete mares, voar, mergulhar".
O fato de devorar concreto e asfalto vai muito além do simples ato de seguir viagem, porque de uma forma ou de outra, o que fica no final das contas é uma saudade enorme de todos os cantos que conheci:
Eu tenho saudade da minha 'Fortaleza';
de ficar contente ao ver 'Porto Alegre' ;
de contemplar as belezas de 'Olinda';
de estar perto do meu 'Porto Seguro'
de comer frango assado em 'Porto de Galinhas';
de fazer pedidos para 'São Paulo';
de mergulhar no 'Rio de Janeiro';
de conhecer a história de 'João Pessoa'
de tomar suco de caju em 'Aracaju'
de correr nas areias da 'Praia do Francês'
enfim...
"Tenho feito o meu caminho, volta e meia fico só, reconheço os meus defeitos e o efeito dominó, mas se eu ficasse ao seu lado, de nada adiantaria, se eu fosse 'uma moça' diferente, sabe lá como eu seria".
O jeito é tentar conviver com a saudade de todos esses caminhos que percorri, de todos os lugares e pessoas que conheci e continuar devorando concreto e asfalto, me alimentando de novas viagens.
"Se dizem que é impossível, eu digo é necessário, se dizem que é loucura, eu provo o contrário".
^^

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

nota é o que importa!

De nada adiantou...
os congressos que participei;
os trabalhos que apresentei;
os testes de seleção que passei;
as ideias inovadoras que pensei;
tudo isso foi inútil...
Porque na verdade, o que importa mesmo são as notas que tirei.
E dai se eu sei debater algum assunto relacionado à sociologia, antropologia ou psicologia?
Se eu não souber/entender as questões relacionadas à Fisiologia do Exercício de nada adianta.
=[
Sendo assim, o que me resta é estudar, decorar e ter todos os conceitos fisiologicamente falando, na ponta da língua. Depois, alguns teóricos me dizem que é preciso analisar o ser humano em todas as suas dimensões, não apenas como um ser biologicamente ativo. Parece até engraçado essa controvérsia, mas a verdade é que, se eu não tiver boas notas, de nada vai ter valido os contatos que fiz, os artigos que escrevi, as experiências que vivi...
:(

sábado, 16 de outubro de 2010

meus textos.


Antes de dormir;
Antes de fugir;
Antes de agir...
Depois de sair;
Depois de sentir;
Depois de definir...
Meus textos já estão prontos. Cada palavra no seu devido lugar, à espera do momento de se materializar. Meus textos já estão formados, embora inacabados, embora guardados, embora meio desajustados, mas já elaborados em minha mente.
Ás vezes falta tempo, às vezes falta disposição, às vezes falta um local, uma folha de papel, um lápis...só não falta imaginação. Para cada situação há uma criação de um texto, de uma reflexão, de uma análise, de uma crítica...todos minuciosamente organizados em minha memória, porém nem sempre reproduzidos à risca no plano abstrato, ainda que as ideias permaneçam intactas. De qualquer forma, eles são idealizados antes de dormir, antes de fugir, antes de agir, depois de sair, depois de sentir, depois de definir...meus textos estão todos prontos para existir!^^

domingo, 3 de outubro de 2010

Indigna Ação


As crianças procurando comida no lixão;
As inúmeras formas de exploração;
Os múltiplos casos de corrupção;
O cotidiano no sertão;
A manipulação da televisão;
O preço do pão;
O custo do controle da inflação;
A má administração;
Os problemas com a alfabetização;
O conformismo da população;
A falta de investimento na educação;
As falhas de comunicação;
O poder alienante da religião;
A hipocrisia da compaixão;
Os seres humanos vivendo em submissão;
Os sentimentos nobres em estado de putrefação;
As notícias do mensalão;
Os equívocos da nossa Constituição;
A problemática da prostituição;
Os elevados índices de desnutrição;
E a corrida para aumentar a produção...

Tudo isso me provoca uma profunda indignação, uma tristeza, um pessimismo, uma desesperança sem explicação. Ações tão indignas, tão desprezíveis, tão horrendas e que me enchem de preocupação. Gostaria muito de acreditar numa transformação, perceber uma solução, mudar de vez esta situação e consequentemente dar um fim na minha indignação e quiçá um dia falar apenas das dignas ações.